quarta-feira, 4 de maio de 2011

TOK’ART


A TOK’ART iniciou a sua actividade em 2006 com a propósito de se tornar uma estrutura permanente de criação e produção na área da dança contemporânea e das artes performativas. Em Abril de 2007 estreou a sua primeira criação – “Como é bom tocar-te” – em co-produção com o Centro Cultural do Cartaxo e com a EGEAC, que foi apresentada também em Lisboa – no Cinema São Jorge – espectáculo que mereceu o aplauso da crítica, no Teatro Municipal de Bragança e no programa Junho das Artes no Município de Óbidos.
Em Novembro de 2007 os artistas associados da TOK’ART constituíram a associação cultural – Cabeça nas Nuvens – para enquadrar jurídica e institucionalmente a sua actividade e conferir maior estabilidade ao seu funcionamento.
Em Fevereiro de 2008 a TOK’ART celebrou um protocolo com o Município do Cartaxo para desenvolver projectos educativos na área da dança e das artes performativas junto da população do Cartaxo.
No âmbito deste protocolo a TOK’ART estreou, em 2008, no Centro Cultural do Cartaxo a criação “Cinderella” que foi apresentada em 2009 também no Teatro Municipal de Bragança.
Em Fevereiro de 2009 o protocolo com o Município do Cartaxo foi ampliado, conferindo à TOK’ART o estatuto de plataforma de criação residente e prevendo a apresentação de três produções anuais no Centro Cultural do Cartaxo, uma das quais envolvendo a comunidade local, e o aprofundamento do projecto educativo.
Em Maio de 2009 a TOK’ART estreou “EK-STATICALLY”, um tríptico constituído pelas peças “The Who and The What”, “Lake”, “Made in Time” – criações contemporâneas em torno das reflexões de Jean-Luc Nancy sobre o “corpo” – , que foi apresentado também em 2009 no Centro de Artes e Espectáculos de Viseu ,.
“Lake”, solo apresentado a 15 de Março de 2009 no âmbito do 13º International Solo-Tanz-Theater Festival – em Estugarda e com o qual a bailarina Teresa Alves da Silva conquistou o 1º prémio como intérprete e André Mesquita obteve o 3º prémio como coreógrafo, foi apresentado também nesse ano em Tenerife, no Extension 14 Masdanza Tenerife, em Atenas, no International Dance Festival, em Estugarda, no Treffpunkt Tanz Festival, em Karlsruhe, no Kulturverein, em Augsburg, na Kulturhaus Augsburg e em Regensburg, na Die Werkstatt Konstanz Regensburger.
Em Dezembro do mesmo ano a TOK´ART estreou “ Work”, peça que foi apresentada em conjunto com o dueto “Landscape With Figures “ e com o solo “Lake” no Centro Cultural do Cartaxo .
Em Abril de 2010, Vasco Wellenkamp, então Director Artístico da Companhia Nacional de Bailado, convidou a TOK’ART para apresentar uma nova criação na V Gala Internacional de Bailado que se realizou no Teatro Camões, em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança. Em resposta a esse desafio o coreógrafo André Mesquita apresentou “MILK”, um dueto criado para Teresa Alves da Silva e Guzmán Rosado.
Em Junho, a convite do Summer Contemporary Dance Fórum Lublin, a TOK’ART deslocou-se a esta cidade polaca para apresentar o programa Landscape with Figures / Lake / Work.
Em Setembro a TOK’ART estreou no Centro Cultural do Cartaxo duas peças – ”Padrão “ com coreografia de Shumpei Nemoto (artista convidado e bailarino residente do Cullberg Ballet), “ Suggestions for Walking Alone” e apresentou novamente a obra “MILK”, coreografias de André Mesquita.
A 30 de Setembro , 1 e 2 de Outubro a convite do director artístico Mark Deputter o colectivo TOK’ART apresentou no Teatro Maria Matos o programa Landscape with Figures / Lake / Work.

A 1 de Abril de 2011 co-produziu com o Centro Cultural do Cartaxo as peças – “Every.Body.Hunts” de Sylvia Rijmer e “ Vertical” de André Mesquita.

No mesmo mês participou no “ Ramallah Contemporary Dance Festival-Palestine”, com o programa Milk / Lake / Made In Time” e no Festival “Cadiz em Danza” com a peça Lake.

Milk from Tok'Art Lisboa on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário