quarta-feira, 4 de maio de 2011

KAMU SUNA BALLET COMPANY


Com sede em Lisboa, a Kamu Suna Ballet Company foi fundada em 2006 por César Augusto Moniz, seu Director Artístico e Coreógrafo, após a extinção do Ballet Gulbenkian, onde foi Primeiro Bailarino. “Decidi fundar esta companhia com o objectivo de não deixar que se perca o legado cultural do Ballet Gulbenkian, dando-lhe continuação através do trabalho da nossa companhia.” A experiência adquirida durante os seus vinte anos de carreira internacional na Compañia Nacional de Danza ( Nacho Duato – Madrid ), Ballet Gulbenkian ( Lisboa ), assim como o seu trabalho como Coreógrafo e Professor em países tais como Holanda, Brasil, Alemanha, República Checa, India, Brasil, Espanha e Japão, permitiu-lhe formar uma Companhia onde o seu talento se manifesta, com o desejo de contribuir positivamente para o mundo das artes em Portugal e no estrangeiro.
Esta Companhia de Dança Contemporânea do séc. XXI irrompe de raízes ancestrais para unificar a multiplicidade de linguagens de expressão, fortemente inspiradas no reencontro do Oriente com o Ocidente. A nova proposta artística aposta num processo criativo que parte da experimentação do movimento original, fazendo emergir um novo vocabulário corporal e anímico na dança.
Os espectáculos respiram e revelam-se a partir das várias formas de arte como a escultura, o teatro, a dança, a ópera, a pintura, a poesia… A dimensão de representação atravessa o tempo e o espaço como paisagem que religa o corpo ao espírito. Num diálogo entre movimento, música e imagens visuais, a Companhia desenha-se livre de preconceitos, diferente e igual a si própria, a caminho de uma nova concepção do Mundo.
A companhia tem feito tournées por Portugal inteiro, Luxemburgo (no âmbito da presidência da república), Holanda e Japão, onde alcançou enorme sucesso, num projecto de intercâmbio cultural entre os dois países criados por César Augusto Moniz, que deu origem a uma reportagem televisiva para a FOX LIFE.
Em 2009 a Kamu Suna Ballet Company foi convidada pela UNESCO para a noite de encerramento das celebrações do Ano Internacional do Planeta Terra, com “Love the Earth/Amar a Terra”, para representantes de 80 países. Vivido o sucesso da sua primeira colaboração, que deixou o público fascinado, a Kamu Suna volta a ser convidada para participar nos eventos da UNESCO em 2011/2012, desta vez, em Nova Iorque, Rio de Janeiro, Paris e Luanda.
Devido ao seu trabalho de grande qualidade, a Kamu Suna Ballet Company é actualmente a única Companhia de Dança convidada aparticipar nos eventos internacionais da UNESCO.


Sem comentários:

Enviar um comentário