quarta-feira, 4 de maio de 2011

AMÉLIA BENTES/BÁRBARA GRIGGI com músca ao vivo de VITOR RUA

MAPACORPO (excerto e adaptação)

Direcção, coreografia: Amélia Bentes
Interpretação: Amélia Bentes e Barbara Griggi
Música ao vivo: Vitor Rua
Figurinos: Carlota Lagido
Luzes: Cristina Piedade
Na versão original este é um projecto finaciado pela Dgartes – Ministério da Cultura
Co-produção Centro Cultural de Belém
Produção executiva ACCCA, Companhia Clara Andermatt


Foto: Lia Rodrigues

















Foto: Nuno Morais


































Sinopse

“Mapacorpo” é um projecto de dança que se cruza com o desenho digital em tempo real e com a música ao vivo. Originalmente esta peça é toda dançada num quadrado no solo onde o desenho digital toma forma em comunicação com o movimento, para este evento fizemos uma adaptação, apresentando apenas alguns elementos do espectáculo.
É um dueto interpretado por Amélia Bentes e Barbara Griggi, dialogando com a música ao vivo de Vítor Rua.

“(…)dois corpos que se fundem num corpo duplo, alteridade de si mesmo – és tu o duplo de mim ou és o outro em que me projecto, com quem me interligo, fundo e de quem me separo? -, no seio de um círculo matricial unificador onde este corpo se liga e desliga mantendo-se conectado.” Ilda Teresa de Castro - artciencia.com


Amélia Bentes

Em paralelo à sua carreira de intérprete Amélia Bentes circula as suas coreografias desde 97, as quais contam com apoios do Ministério da Cultura. As suas recentes criações caracterizam-se pela fusão artística, em especial com as artes plásticas, vídeo e pintura. O seu trabalho tem sido apresentado na Holanda, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil e por todo Portugal.
Iniciou os seus estudos em Dança Moderna e Ballet com a prof. Fátima Piedade. Foi sua assistente em todos os espectáculos e produções no período entre 1980 e 1992.
Licenciatura na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa na área de espectáculo. E de momento é mestranda em Comunicação e Arte, na FCSH.
Diploma em dança e coreografia pelo European Dance Development Center – College of arts, Arnhem – Holanda – 1989 / 1992, tendo trabalhado com Steve Paxton, Lisa Nelson, Eva Karcza, Mary Fulkerson, Simone Forti, Sally Sommer, Pauline de Groot, Randy Warshaw/ Meg Stuart, Stephanie Skura, KJ Holmes, Yoshico Chuma, entre outros.
Da Experiência profissional destaca a Companhia, Amsterdam Dance Theatre, 1990 – Holanda. A Dance Alliance, 1991, dirigido por Mary Fulkerson. A companhia Paulo Ribeiro.
A Companhia Clara Andermatt, ACCCA como intérprete e assistente coreográfica em várias produções.
Recebeu três Prémios, ”Mar és”, 1ª coreografia, ganhou o 3º prémio nacional, inserido no programa “Novos valores da cultura”, 1988. “Ego skin” melhor coreografia de 2007, prémio concedido pela organização Guia dos teatros e “Cabeças no ar” melhor coreografia de 2007, prémio concedido pela organização Guia dos teatros.
Lecciona regularmente por todo Portugal e no estrangeiro, onde destaca a Artez em Arnhem na Holanda.
Lecciona assiduamente na Escola Superior de Dança como professora adjunta.
MAPACORPO é a sua mais recente criação.


Barbara Griggi


Barbara Griggi de origem italiana inicia os seus estudos de dança em Turim na escola da sua própria mãe Laura Trinchero, continuou a sua formação posteriormente na escola da companhia de dança “I Balletti di Susanna Egri”, onde veio a integrar o seu elenco artístico como bailarina principal.
A convite de Jorge Salavisa integra o Ballet Gulbenkian permanecendo nos últimos vinte anos desta companhia como bailarina principal e colaborando ainda durante este período com os directores artísticos Iracity Cardoso e Paulo Ribeiro.
Durante este período teve a oportunidade de trabalhar com os mais importantes nomes da dança Mundial no campo da criação como no campo do ensino o que lhe permitiu ser galardoada com prémios internacionais de grande prestígio. Ainda como bailarina convidada actuou nas mais prestigiadas companhias italianas como a companhia dirigida por Micha Von Hoech em Milão, Arena di Verona e Aterballetto.
Ainda, enquanto bailarina, iniciou a sua carreira como docente no Conservatório Nacional de Lisboa, Escola Superior de Dança e em escolas e estúdios de dança em Itália e Portugal tendo a oportunidade de trabalhar desde a educação infantil até ao mais alto nível profissional.
No campo da criação coreografou obras que actualmente integram ou integraram o repertório de instituições como Ballet Gulbenkian, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Lisboa Ballet Contemporâneo e EgriBianco Danza e Quórum Ballet. Ainda no campo profissional foi ensaiadora convidada no Ballet de Lorraine para a remontagem da peça de Paulo Ribeiro (Organic Beat).
Actualmente é professora na escola Superior de Dança e Fórum Dança nas disciplinas de dança Clássica e Estudos de Repertório e como interprete no projecto MAPACORPO com a bailarina e coreografa Amélia Bentes.


VÍTOR RUA

Iniciou-se na música no fim da década de 70 com algumas invenções melódicas que marcaram profundamente o “art rock” português.
Em 1980, funda o grupo Rock G.N.R. com Alexandre Soares. Em 1982, funda o duo Telectu com Jorge Lima Barreto onde se revela como um solista exponencial de guitarra. Colabora com grandes figuras internacionais da improvisação afirmando-se como experimentalista e poliartista.
É convidado a compor regularmente para dança, teatro, artes plásticas e cinema e a dirigir diversos workshops na área da música.

Sem comentários:

Enviar um comentário