quarta-feira, 4 de maio de 2011

A COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA


É uma companhia profissional de dança contemporânea residente em Almada, subsidiada pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Cultura. Iniciou as suas atividades em 1990, as quais desenvolve nas vertentes de criação/produção de espetáculos de dança contemporânea e na dinamização de ações pedagógicas de formação e sensibilização de públicos. Participou em Festivais e Encontros de Dança promovidos pelas mais variadas entidades, destacando a Plataforma Coreográfica Portuguesa de Bagnolet – ACARTE (Lisboa); Ciclo de Dança do Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra); Maratona de Dança (Lisboa); Serões Culturais de Faro; XIV e XVI Marató de L´Espectacle (Barcelona); V Semana da Dança (Guimarães) e Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas Expo/98 (Lisboa). Em 2001, 2002, 2005 e 2008 foi selecionada para a Feria de Teatro - Ciudad Rodrigo (Espanha); em 2003, realizou na Suíça uma digressão por Lugano, Verscio, Basel, Lausanne, Zurique e Olten; em 2004, integrou a programação da Capital Europeia da Cultura (Génova); em 2005, realizou uma digressão pela Polónia a convite da organização do Festival Contemporary Dance Conference and Performance; em 2006, participou no Xopeytez Dance Festival (Atenas) e foi selecionada para o 26º Festival Fira de Teatre Al Carrer, em Tàrrega (Espanha), onde obteve o 1º prémio para o melhor espetáculo em sala; em 2007, participou na Platform of Young Choreographers, em Zagreb (Croácia); em 2009, de novo na Polónia, a convite da sua congénere, Polish Dance Theatre, participou no VI Internacional Dance Theatre Festival (em Poznan), no Gdansk Dance Festival – Baltic Movement Project, (em Gdansk), e realizou uma digressão pelas cidades de Pila e Grudziadz; em 2010, em parceria de intercâmbio, participou no festival La Becquée, em Brest (França).
SINOPSE

"Casa do Rio"
Inspirado na música tradicional portuguesa, este bailado tem por base a diversidade da cultura nacional. Sobre a criação o coreógrafo diz: "... precisava dançar também as minhas raízes lusas. E aqui nasce «Casa do Rio»... do desejo de estilizar as danças tradicionais portuguesas. Há influências dos pauliteiros, da chula, do corridinho do Algarve, do fandango, das danças do Minho.

Coreografia: Benvindo Fonseca
Música: Francisco Ribeiro, Danças Ocultas, Galandum Galundaina, Teresa Salgueiro, Arvo Part
Cenário: “Vox Populi”, Paula Rousseau
Execução de cenário: Camilo António Brazona, Diodata SaiãoDesenho de Luz: Paulo Graça
Figurinos: Hobbes Góbiras
Sonoplastia: José Pacheco
Interpretação: Beatriz Rousseau, Carla Jordão, Débora Queiroz, Daniela Ferreira, Luciano Fialho, Lucinda Saragga, Luís Malaquias, Nuno Gomes, Sofia Silva
Direção Artística: Maria Franco

Fotos: Pedro Soares





Sem comentários:

Enviar um comentário